Nazeem_Brazil

A copa do Brasil na mídia australiana

By in Opiniao on 1 de July de 2014

Conheço muitos brasileiros que costumavam ficar p da vida quando os gringos achavam que falávamos espanhol ao invés de português. Mas apesar de ser do tipo que gosta de explicar melhor  o Brasil para as pessoas, nunca fui realmente de esquentar com a ignorancia alheia. Para falar a verdade eu até via essa ignorância como uma coisa boa. No final das contas, mesmo com um conhecimento superficial, pelo menos na Austrália, o brasileiro e o Brasil nunca foram vistos de uma maneira negativa como outros povos e países. O máximo era ser visto como um país perigoso de visitar, e com bastante pobreza. Mais recentemente, por falarem tanto nas BRIC’s, na Copa, e na Olimpíadas, a visão é de uma futura potência econômica. Mas no geral a visão é mais ou menos aquela que o brasileiro tem da Jamaica que escrevi no post “O que os Australianos sabem sobre o Brasil”.

Agora com a copa, e com imagens do país aparecendo diariamente em todos os meios de comunicação, o australiano está vendo um Brasil muito além da sua imaginação e estereótipos, que convenhamos, são verdadeiros em muitos casos. Admito que o meu medo sempre foi que algumas coisas ruins da realidade do dia a dia no Brasil fossem experimentadas enfim pelos torcedores, e daí então surgir uma visão negativa do povo brasileiro. Eu nunca me iludi em achar que nossa infra-estrutura seria impecável como na Alemanha em 2006 e que tudo estaria pronto em tempo, mas sempre me preocupei com o fator segurança e hospitalidade. Imagina vários torcedores estrangeiros indo aos seus jornais para reclamar que foram enganados por brasileiros ou se houvesse uma onda de assaltos e sequestros?

Sim, eu vi algumas notícias sobre roubos na semanas antecedentes a copa – Mas estou impressionado como não tenho escutado mais casos. Será que a mídia está ignorando ou está correndo realmente tudo bem? Das coisas negativas, essas são umas das únicas que vi por aqui:

World Cup fans fear dodgy and wobbly Maracana stadium stairs

Brazil spray paints the field in Manaus green ahead of the FIFA World Cup match between England and Italy

Rio struggles with sanitation

Controversy over picture of disabled Brazil fan standing

World Cup 2014: cheap holidays in other people’s misery?

Comment: Brazil’s empty cup

São todas de antes ou da primeira semana da copa.

Mas fora isso, tudo que tem saido aqui tem sido bem positivo. Aliás, se omiti alguma coisa que saiu na Australia de ruim, por favor poste nos comentários!

Eu costumo tomar café diariamente com um colega australiano de trabalho. Ele é bem mais velho, já a beira da aposentadoria. Eu sempre comentei com ele os diversos problemas sociais do Brasil, e o porque muita gente estar insatisfeita com a copa do mundo. Assim que eu voltei da Europa, ele comentou no café a super boa impressão que está tendo pela TV, e de como os estádios são bonitos. Cheguei a comentar que muitos não ficaram 100% prontos, mas ele respondeu que mesmo sendo o caso, não dá para ver pela TV.

NA SBS, que é o canal que tem os direitos exclusivos de transmissão da copa, a cobertura tem sido muito boa. Além do programa especializado em futebol ancorado pelo Les Murray, com comentários do Craig Foster (ex-socceroos), e a participação da brasileira Fernanda de Paula (a mesma do programa This is Brazil), a SBS também tem mostrado diariamente o show “The Full Brazilian” (nome dado em alusão a depilação a cera estilo brasileiro).

O apresentador do programa é o comediante irlandês Jimeoin:

Mas quem tem sido muito legal de acompanhar direto lá do Brasil é o Nazeem Hussain (do programa Legally Brown):

Para ver todos os episódios é só visitar o canal do programa no YouTube.

Comments are closed.