despedida_socceroos

A seleção australiana na Copa de 2014

By in Opiniao on 1 de June de 2014

A Austrália foi o primeiro time a chegar ao Brasil, e vai ter a tarefa quase impossível de não ser um dos primeiros a voltar para casa. Ninguém espera uma vitória e nem mesmo um empate contra times fortes como Espanha, Holanda, ou Chile. Mesmo sendo daqueles que acreditam que em futebol tudo pode acontecer, vejo que dessa vez it ain’t happening. Mas torço por algum milagre. Não do milagre de passar para as oitavas, mas de quem sabe tirar um ponto aqui ou ali, e fazer o time oposto trabalhar duro pela vitória.

Mesmo a comissão técnica da Austrália não tem ilusões. Esse é um time totalmente renovado, sem a presença dos medalhões que jogavam desde a heróica copa de 2006 quando deram trabalho ao Brasil e chegaram a segunda fase, perdendo por apenas 1-0 para a eventual campeã Itália num penalty duvidoso. Lucas Neill se aposentou um pouco antes da convocação, creio até que para não dar trabalho para o técnico, pois estaria lá mais pelo passado do que pelo vinha jogando. Sua lentidão deixava um rombo feio na defesa como pudemos ver no jogo que o Brasil bateu a Austrália por 4 a 0, culminando na demissão do técnico alemão Holger Osieck. Harry Kewell que era excelente jogador, e no passado uma estrela de primeira grandeza no Liverpool, estava na A-League na última temporada mas também pendurou as chuteiras. O goleirão Mark Schwarz continua jogando na primeira divisão inglesa como reserva no Chelsea (foi titular por muitos anos no Middlesbrough e Fulham), mas se aposentou da seleção.

Copa é vista pelos australianos como preparação para o futuro

O único grande nome do passado ainda nessa seleção é Tim Cahill, ex-estrela do Everton mas que agora joga na liga americana pelo New York Red Bulls. Robbie Kruse do Bayern Leverkussen considerado o melhor jogador do país, autor de um gol e duas assistências no jogo da classificação contra a Jordania está fora da copa por causa de uma contusão séria no joelho sofrida no início do ano.

A contratação do técnico Ange Postecoglou por 5 anos, indica um planejamento a longo prazo para preparar a seleção australiana para se classificar para a próxima Copa do Mundo em 2018. Para o torcedor brasileiro, se classificar para a copa do mundo é o mínimo esperado, mas no caso da Austrália, apenas estar entre os 32 times da competição já é uma grande vitória pela exposição que o torneio traz para o esporte no país.

O principal jogador da Austrália

Aos que assistirem os jogos da Austrália, recomendo que prestem atenção no Mile Jedinak. Ele joga na Premier League da Inglaterra e é uma das estrelas do Crystal Palace. Estava machucado no jogo de despedida contra a África do Sul, mas é peça fundamental no time, sendo responsável pela organização do meio de campo e distribuição de jogo. Espera-se que seja o capitão do time na copa.

Os 27 convocados até agora

Goleiros: Mat Ryan (Club Brugge/Belgium), Mitch Langerak (Borussia Dortmund/Germany), Eugene Galekovic (Adelaide United), Mark Birighitti (Newcastle Jets)

Defensores: Ivan Franjic (Brisbane Roar), Matthew Spiranovic (Western Sydney Wanderers), Bailey Wright (Preston North End/England), Jason Davidson (Heracles Almelo/Netherlands), Luke Wilkshire (Dynamo Moscow/Russia), Alex Wilkinson (Jeonbuk Motors/Korea Republic), Ryan McGowan (Shandong Luneng/China PR)

Meio-campistas: Mile Jedinak (Crystal Palace/England), Mark Milligan (Melbourne Victory), James Holland (Austria Vienna/Austria), Massimo Luongo (Swindon Town/England), Oliver Bozanic (Luzern/Switzerland), Matt McKay (Brisbane Roar), Mark Bresciano (Al Gharafa/Qatar)

Atacantes: Tim Cahill (New York Red Bulls/USA), Josh Kennedy (Nagoya Grampus/Japan), Tom Rogic (Melbourne Victory), Dario Vidosic (Sion/Switzerland), Tommy Oar (FC Utrecht/Netherlands), James Troisi (Melbourne Victory), Ben Halloran (Fortuna Dusseldorf/Germany), Adam Taggart (Newcastle Jets), Matthew Leckie (FSV Frankfurt/Germany)

Prováveis titulares

Ryan, Franjic,  McGowan , Spiranovic,  Davidson, Milligan, Jedinak, Bresciano, Cahill, Leckie, e  Oar

Jogos no Grupo B

Australia vs Chile em Cuiaba – 13/06 6pm no Brasil (14/06 8am AEST)
Australia vs Holanda em Porto Alegre – 18/06 1pm no Brasil (19/06 2am AEST)
Australia vs Espanha em Curitiba – 23/06 1pm no Brasil (22/06 2am AEST)

Jogo treino

A Austrália fará um jogo amistoso contra o Paraná Clube de Curitiba nessa segunda em seu campo de treinamento em Vitória-ES. O time está na segunda divisão do brasileiro, mas deve ser um bom teste para que o técnico australiano feche a lista dos 23 que jogarão a copa.

Acompanhe os Socceroos no FB: https://www.facebook.com/Socceroos

Comments are closed.