Australia_Uruguay2005

Futebol na Austrália e a Copa do Mundo no Brasil

By in Curiosidades on 25 de May de 2014

Como esperado, política e budget dominaram as manchetes locais. Então para mudar de assunto vou falar um pouco de futebol. O Paulo Umetsu tirou uma foto do Brazil Burger do McDonalds local (não sei se isso é uma campanha mundial) essa semana, e eu também acabei experimentando ontem a noite. Dentro do padrão McDonalds, o hamburger não é mal. Deixando o hamburger de lado, mas nem tanto assim, com um novo “meal” (como as promoções são chamadas aqui – pelo que eu lembro no Brasil, tudo é por número) desse em destaque, podem ter certeza que muitos aussies já estão ligados que a copa está para começar.

BrazilBurger

Fonte: Facebook do Paulo Umetsu

Muita gente acha que futebol, ou soccer como é chamado aqui apesar do nome da instituição que administra o esporte ser chamada de Australian Football Federation, não é um esporte popular na Austrália. Na verdade, o soccer é sim muito popular, e é um dos esportes mais praticados no país:

Sydney Morning Herald: Soccer is closing in as Australia’s most popular sport

Futebol_Wyong

Crianças jogando futebol em Wyong – NSW. Foto: Sandro Rehder

O lance é que a nível profissional ele tem que competir com outros esportes como o AFL (Australian Football League) também conhecido Aussie Rules (muito popular em Victoria) e o Rugby (que tem dois tipos, a Union e a League). E como a TV daqui é ainda dominada pelos australianos “das antigas”, o foco tem sido mais nesse dois tipos de futebol. Uma coisa interessante é que o programa The Footy Show de Victoria é sobre AFL, o e o Footy Show de NSW é sobre Rugby:

Quem mais cobre o “nosso” tipo de futebol é a SBS, que é um canal que prioriza as comunidades de imigrantes. Na SBS, eles chamam o nosso futebol: The World Game. A título de curiosidade, um dos grandes nomes do canal é o jornalista Les Murray (nascido na Hungria e com o nome de batismo: László Ürge). Ele apesar de ser da SBS é muito conhecido na Austrália inteira, e tem até uma canção australiana de 95 cujo título é: What Nationality is Les Murray?

Eu, apesar de ser cidadão, costumava ter um pouco de dificuldade para torcer para Austrália. Lógico que gostava muito do Pat Rafter no tênis, mas nada que me levasse a torcer muito por times australianos. Mas isso mudou em 2005 quando a Austrália se classificou para a Copa da Alemanha depois de uma ausência de 32 anos. Fui ao jogo final contra o Uruguay com um amigo brasileiro do trabalho que vivia na Austrália desde os 16 (mais australiano que brasileiro) e outros australianos. O estádio estava lotado, a atmosfera era contagiante. A Austrália precisava vencer para se classificar, e caso fosse empate, a decisão seria nos pênaltis. O fim da história todo mundo sabe, mas foi ali que eu senti que além do Brasil, outro time também entraria no meu coração.

Na época bateu o record de público no Stadium Australia com um público de 82,698 pessoas. E foi um dos programas mais assistidos no ano com 2 milhões e 484 mil telespectadores. Creio que muito do que a A-League (primeira divisão do futebol no país) é hoje se deve a esse dia mágico no esporte australiano, e isso se viu na final desse ano entre o Brisbane Roar contra o Sydney Wanderers que teve um público de 53 mil pessoas no Suncorp Stadium em Brisbane.

Torcer para Austrália é complicado. Agora eu entendo como os meus amigos torciam para o Palmeiras (na época que o time estava a 16 anos sem ganhar nada), ou para a Portuguesa. É torcer não porque o time é o favorito, mas sim para que o time mostre garra e lute até o fim. Nada ilustra essa atitude mais do que a do Canguru lutador de boxe que é um dos símbolos do esporte Australiano.

Athletes Village

Quando torço para o Brasil, torço com olhar crítico de quem espera que o time mostre a sua capacidade 100% e vença (SEMPRE). Quando torço para Austrália, é aquela torcida na fé. Na fé não que a Austrália vença a copa, mas que continue fazendo a modalidade crescer e ganhar destaque no país.

No próximo post, vou escrever mais sobre o time australiano que vai a copa esse ano.

Comments are closed.