Dawn_service_gnangarra_03

O significado do ANZAC Day para os Australianos

By in Curiosidades on 25 de April de 2014

Enquanto o dia da independência é o feriado das maiores celebrações e desfiles oficiais em países como o Brasil com o nosso 7 de Setembro ou Estados Unidos com o seu 4 de Julho, na Austrália o feriado mais solene nesse sentido é o ANZAC Day. O Australia Day do dia 26 de Janeiro, apesar de ter suas celebrações é um data mais light pra se fazer churrasco, eleger os australianos do ano, e realizar as cerimônias de naturalização (não esquecendo que os aborígenes veem essa data como o “dia da invasão” pois celebra o dia da chegada da primeira frota britânica na baía de Sydney). A data de criação da federação australiana e portanto o momento que a Austrália deixou o status de colônia para se tornar uma nação em 1901 cai no dia primeiro de Janeiro, e como já era feriado, nunca emplacou.

O Anzac Day é celebrado para lembrar da morte de soldados australianos e neozelandeses na expedição das forças aliadas para capturar a Península de Gallipoli (hoje Turquia) no dia 25 de Abril de 1915 durante a Primeira Guerra Mundial. Após 8 meses de batalhas, as forças aliadas foram derrotadas pelos Turcos (Otomanos) com a morte de 8709 australianos e 2721 neozelandeses.

A importância da data para a identidade Australiana e Neozelandesa

Apesar de se tornarem nações independentes da Grã-Bretanha em 1901 e 1907, o que a Austrália e Nova Zelândia respectivamente queriam de fato era a autonomia para se governar e tomar decisões. Não era uma questão de nacionalidade ou identidade uma vez que continuariam debaixo da coroa inglesa e ainda se consideravam britânicos. Vale lembrar que o conceito de cidadania australiana foi só criado em 1947.

Então com o início da primeira guerra mundial, mesmo independentes para tomar sua próprias decisões, eles ainda assim se viam como britânicos e portanto com obrigações morais de defender o império. Foi então criado o Australian and New Zealand Army Corps (Forças Armadas Austrália e Nova Zelândia) onde os dois países se uniriam para participar da campanha aliada debaixo do comando do general inglês Birdwood.

E foi nessa guerra que tudo mudou e os australianos e neozelandeses finalmente se sentiram diferentes dos demais britânicos.

O nascimento do Anzac Spirit ou Anzac Legend

O Anzac Spirit ou Anzac Legend (Espiríto Anzac ou Lenda Anzac) é um conceito que diz que os soldados australianos e neozelandeses mostravam que além de bravura, resistência, ingenuidade, senso de humor, irreverência, e companheirismo – eles tinham um senso mais igualitário e muito desdém pela hierarquia e o regime de classes da sociedade britânica.

Como diz no wikipedia:

The Anzac spirit also tends to capture the idea of an Australian and New Zealand “national character”, with the Gallipoli Campaign often described as being the moment of birth of the nationhood of both Australia and New Zealand.

O espírito Anzac também tende a capturar a idéia do caráter nacional dos Australianos e Neozelandeses, sendo que a campanha de Gallipolli é frequentemente descrita como o nascimento nacional tanto da Austrália quanto da Nova Zelândia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Anzac_Day

Então através desses Anzacs que não davam a mínima para a hierarquia imposta pelos britânicos é que o povo australiano se sentiu finalmente como uma nova nação.

Nas palavras do escritor australiano Banjo Paterson escritas no poema “We are All Australians Now” quando as notícias da guerra chegavam em 1915:

The mettle that a race can show
Is proved with shot and steel,
And now we know what nations know
And feel what nations feel.

A impetuosidade que uma raça pode mostrar
É provada com tiro e ferro
E agora nós sabemos o que as nações sabem
E sentimos o que as nações sentem.

E o porque do culto ao amanhecer?

Porque com as noticias vindas de Gallipoli, eram então organizadas missas e cultos em homenagem aos soldados mortos em combate. E o fato foi tão marcante que no ano seguinte o dia 25 de Abril foi oficialmente designado Anzac Day e até hoje o dia é marcado pelas cerimônias religiosas e oficiais para lembrar dos soldados que perderam suas vidas não só na Primeira Guerra Mundial como em todos os conflitos que os dois países participaram.

One thought on “O significado do ANZAC Day para os Australianos

  1. 1

    Vejam o filme Gallipoli, com o Mel Gibson. Entenderão como morreram os pobres aussies e neozelandeses. Naturalmente, os ingleses não devem gostar desse filme.