Penfolds

Renúncia do Premier de NSW: foi muito mais do que uma garrafa de vinho

By in Notícias on 20 de April de 2014

Agora de volta a Sydney fica muito mais fácil escrever e estar mais ligado no que está acontecendo. Essa semana foi também bem fértil em termos de notícias como a renúncia do Premier de NSW e a visita do Príncipe William e Catherine.

1. A renúncia do Premier de NSW

Muitos brasileiros postaram no Facebook sobre a renúncia do premier Barry O’Farrell como se tivesse sido apenas causada pelo recebimento e não declaração de uma garrafa de vinho dada por Nick Girolamo no valor de três mil dólares.

Na verdade o premier renunciou porque duas semanas após ter recebido o presente por ocasião de sua vitória na eleição, seu diretor geral Chris Eccles e seu chefe de staff Peter McConnell recomendavam através de um e-mail interno do governo em 2011 Nick Girolamo como futuro diretor da estatal State Water Corporation.

Além disso, nove meses mais tarde, a AWH (Australian Water Corporation) do qual Nick Di Girolamo era CEO e dono de 60% da empresa ganharia um contrato de 25 anos no valor de 100 milhões de dólares para prestar serviços de saneamento para a Sydney Water Corporation.

Essa AWH é a mesma empresa do escândalo com o Senador Arthur Sinodinos (figura influente do governo do Tony Abbott e braço direito do ex-PM John Howard) que pediu afastamento do cargo como escreví nesse post anterior, e faz parte da mesma investigação do ICAC (Independent Commission Anti Corruption).

Então é estranhíssimo que o Barry O’Farrell não se lembrou do vinho, não se lembrou da nota de agradecimento escrita e assinada por ele mesmo no dia seguinte, não se lembrou de ter encontrado Nick Di Girolamo e muito menos de ter ligado para seu celular no dia da eleição. O mesmo Di Girolamo que organizou um jantar para angariar fundos para sua campanha no Rockpool no dia 3 de Dezembro de 2010.

Mas a renúncia não deixa de ser um ato mais nobre do que qualquer político brasileiro comprovadamente corrupto tenha feito até hoje!

Se bem que o Tony Abbott disse a seguinte frase: “ Nós estamos vendo um ato de integridade, um ato de honra, do tipo que nós raramente vemos na política australiana

2. Mike Baird é o novo premier de NSW

Mike Baird antes de substituir Barry O’Farrell era o tesoureiro do governo estadual, e foi eleito como o representante de Manly. Alguns anos atrás ele compareceu no culto brasileiro na Presbiteriana de Manly por ocasião do Dia da Independência do Brasil. O discurso foi bem legal e ele ressaltou como os brasileiros já fazem parte do cenário e contribuem para o bairro. É filho do ex-representante tanto a nível estadual e federal Bruce Baird. Bruce Baird se opôs as políticas do próprio partido no trato de refugiados.

A única mancada do Mike Baird é que ele assinou a nomeação do Nick Di Girolamo como diretor da State Water Corporation com o salário de 100 mil anuais em Julho de 2012.

Comments are closed.