qantas_staff

Conheça a nossa nova série: As notícias da semana na Austrália

By in Notícias on 7 de March de 2014

Vou começar uma nova série com o resumão (bem por cima) das notícias mais importantes na Austrália durante a semana. Espero que sirva de alguma utilidade (ou inutilidade cultural) para quem gosta de jogar papo fora e quer saber do assuntos mais conversados nas rodinhas australianas.u trabalho com o time editorial do Optus Zoo, e se você acha que só brasileiro curte BBB e as mais diversas abobrinhas publicadas no G1, está enganado. O povo daqui também gosta do mesmo tipo de coisa (O Big Brother australiano estava no channel 9 no ano passado) e é antenado em tudo o que rola no mundo das celebridades. Mas vou colocar algumas coisas mais sérias também.

1. The Oscars

Catherine_Martin_(Australian_designer)

Catherine Martin © Eva Rinaldi (Flickr)

Eu iria escrever “Os Oscars” mas como eu não sei se está certo vou deixar em inglês mesmo. Enquanto no Brasil a gente fica torcendo para algum filme brasileiro ser nomeado para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro, a Austrália por ser um país de língua inglesa sempre fica na torcida para algum australiano ganhar umas das estatuetas em qualquer coisa. Esse ano quem levou o prêmio de melhor atriz foi a Cate Blanchett, mas quem se tornou a maior vencedora australiana de todos os tempos foi a designer Catherine Martin que ganhou novamente nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte pelo filme O Grande Gatsby. Ela já havia levado outros dois Oscars com o Moulin Rouge. Ambos filmes foram dirigidos pelo australiano Baz Luhrman, o mesmo que dirigiu um comercial de perfume com uma grande atuação do Rodrigo Santoro em 2004 hehehe, e que por “coincidência” também é o marido da ganhadora.

2. Australianas adolescentes batem em aborígene idoso na Gold Coast

Essa é da sexta passada mas merece destaque. A Austrália é um país seguro e bem tranquilo no geral, mas se tem algo que incomoda é que a galera adora tomar umas e encher o saco dos outros dentro do transporte público. Até aí tudo bem, o maior problema é quando uns ficam agressivos como essas adolescentes na Gold Coast:

3. Qantas vai demitir 4000 funcionários

qantas_a380

Qantas A380 © Christopher Neugebauer (Flickr)

A maior e única companhia aérea australiana não está indo nada bem. Depois de uma guerra de preços com a Virgin Australia no mercado doméstico e asiático, fechou o ano com um prejuízo de 252 milhões de dólares australianos, e começou o processo de demissão de cerca de 4000 funcionários.

Enquanto o primeiro ministro Tony Abbott bota a culpa de tudo o que acontece no Carbon Tax, o gerenciamento da Qantas diz que eles não estão conseguindo competir com a guerra nas tarifas aéreas causada pela Virgin, que por ter investimento internacional e portanto bolsos mais fundos leva sérias vantagens.

A solução segundo o CEO Alan Joyce sería o governo remover a lei que não permite que a companhia pertença majoritariamente a investidores estrangeiros. O governo acatou a proposta, mas está sendo criticado pela opinião pública que crê que no momento que a empresa não for controlada por australianos, maiores serão as chances de empregos locais, como o da manutenção de aeronaves, serem mandados para outros países onde a mão de obra é mais barata.

4. Schapelle Corby pode perder liberdade condicional na Indonésia

A australiana presa por tráfico de drogas Schapelle Corby em 2004 conseguiu a pouco tempo receber liberdade condicional na Indonésia. Na Austrália, todas as emissoras começaram a disputar pelo direito de entrevista-la com exclusividade. A emissora vencedora foi a Seven Network com o boato de ter pago 2 milhões de dólares pela entrevista.

A entrevista além de não ter dado muita audiência, irritou as autoridades indonésias que agora estudam revogar a liberdade condicional. Segundo eles esse tipo de coisa está apenas glorificando uma traficante de drogas. Nessa novela a irmã já pediu perdão pela entrevista e a própria Schapelle tentou cometer suicídio.

5. Penny Wong desfila no Mardi Gras

A ex-ministra das finanças e senadora da Austrália do Sul, Penny Wong, que é assumidamente lésbica desfilou pela primeira vez no Mardi Gras de Sydney ao lado de outros líderes do Labor Party Anthony Albanese e Tanya Plibersek.

Penny Wong Mardi Gras

Penny Wong in the middle © Alex Hamilton Photo (Flickr)

6. Australia bate a África do Sul no cricket

O time da Austrália que estava em baixa por um bom tempo, depois de ter destruído a Inglatera, essa semana também bateu a Africa do Sul por 2 a 1 e deve subir para a 2a posição no ranking mundial.

aussie_cricket

© Steven Byrnes (Flickr)

Comments are closed.