aussieday

Quem é branco na Austrália

By in Curiosidades on 2 de February de 2014

Estava lendo os comentários do último post do Jerry e percebí que alguns leitores estranharam que muitos australianos não consideram pessoas “classificadas” como brancas no Brasil como brancas por aqui. E o outro ponto do texto era que algumas pessoas, mesmo nascidas aqui, não seríam vistas como australianas.  Minha opinião é que ser rotulado branco, negro, amarelo, brasileiro não tem nada haver  e ninguém vai ser “diminuido” na Austrália por causa disso.  Mas vou aproveitar para explicar um pouco mais a fundo.  Tinha começado a deixar um comentário lá no BrazilAustralia mas como estava ficando muito grande, resolví colocar aqui na aussileiros.

É com certeza um assunto bem interessante, ainda mais que se trata de um país onde mais da metade de seus cidadãos (sim, pessoas com cidadania australiana) nasceram ou tem pelo menos um dos pais nascidos no exterior.

O termo White Australian

O termo white australian ou australiano branco era usado antigamente para definir australianos de origem Anglo-Celtica ou simplesmente britânica:

In previous historical periods, “White Australian” was regarded as synonymous with Anglo-Celtic Australian. However, this technically excluded European Australians of non-British or Irish ancestry. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/White_Australian

Então na definição deles até mesmo poloneses e russos loiros e de olhos azuis e mais brancos que muitas pessoas de origem britânica não eram considerados “White Australians”.

E isso é o que está enraizado na cabeça de muitos australianos, daí o comentário do Jerry.

O que muitas pessoas faziam antigamente para serem vistas como brancas era simplesmente mudar o nome para algo que soasse mais britânico como nos casos do ministro Joe Hockey cujo sobrenome original era Hokeidonian (Armênio Palestino), dos australianos de origem libanesa Kenny Bracks (ex-premier de Victoria) e John Symond (dono da Aussie Home Loans e eleito o Pai Australiano do Ano em 2012),  e do Les Murray (apresentador de TV) que vem do húngaro original László Ürge.

Less Murray

Joe Hockey

Steve Bracks

John Symond

No próximo post vou falar mais sobre quem é visto como australiano aos olhos dos australianos.

Photo by Nina Matthews Photography

Comments are closed.