braziloptus

Profissional brasileiro na Austrália

By in Opiniao on 6 de April de 2012

Outro dia estava relendo alguns dos tópicos da aussileiros no orkut de alguns anos atrás, e volta e meia o assunto caía nas definições do brasileiro (geralmente para o lado mais pejorativo) e de como esse é visto e tratado aqui na Austrália. Bem interessante como as pessoas gostam de generalizar (e eu até me incluo nessa) e colocar todo mundo no mesmo saco. Assunto complicado. Tão complicado que virou até assunto de tese para uma conhecida minha da University of Western Sydney.

Batendo um papo com um amigo brasileiro no telefone essa semana sobre a formação de um time  de desenvolvedores (TI) para um futuro projeto, mencionamos vários nomes de brasileiros  que conhecemos por aqui. Lembro até de exclamar algo assim “como tem brasileiro fera fazendo sucesso nas empresas daqui”.

No meio profissional posso dizer que todos brasileiros que conheço e trabalham no mundo corporativo na Austrália estão indo muito bem.  Pode ser até o mesmo para outros setores, mas estou focando mais no mundo  corporativo por ser uma coisa que eu conviva mais. A grande maioria trabalha em TI (Tecnologia da Informação) e veio para cá com vistos de residência pelo programa de imigração australiano. Houve uma época  que quase todos meus amigos residentes eram profissionais de TI. Hoje em dia a coisa parece estar mais nivelada.

A foto desse post é de uma semana que a Optus (umas das empresas de telecomunicações da Austrália) estava celebrando a harmonia e a diversidade do seu quadro de funcionários. Em reuniões ou num bate papo informal é comum escutar sotaques do mundo inteiro. E lógico que nessa vamos sempre encontrar algum conterrâneo brasileiro. Aos poucos fomos “nos organizando” e começamos a almoçar juntos as quintas. O que antes era um grupo de 3-4 brasileiros já chegou a passar de 10. Vale mencionar que a Emile que costumava escrever na Aussileiros sobre sua experiência na Austrália nos seus tempos de Boost Juice virou nossa coordenadora de eventos.  Fácil para quem se tornou executiva de marketing e a super coordenadora das lojas da Optus Austrália afora. Aliás a trajetória da Emile é um grande exemplo de sucesso na Austrália.

Nesses mais de 10 brasileiros na Optus, temos profissionais de TI, marketeiros, publicitários, administradores, analistas de mercado, analistas financeiros, engenheiros de telecomunicações e gerentes de projetos.

Saindo fora da esfera da Optus conheço brasileiros que trabalham e se destacam na area financeira, de análise de negócios e outros que são CEOs, CIOs e COOs de suas empresas.

Esse texto é mais para demonstrar que o mercardo de trabalho australiano está aberto para o mundo . Basta ter talento, garra e perseverança para vencer e conseguir um lugar de destaque.  Ser brasileiro não é garantia de sucesso profissional na Austrália. E ser brasileiro não define o seu grau de profissionalismo. Mas te garanto que o seu profissionalismo vai ajudar a fazer diferença na imagem que outras pessoas tem do povo brasileiro.

2 thoughts on “Profissional brasileiro na Austrália

  1. 1

    Ótimo post do Jerry no Australia Brazil:

    Não precisa pensar muito para chegar a conclusão do que é necessário para vencer na vida. Estudar bastante, se dedicar, ser honesto, respeitar os outros, trabalhar e por ai vai. Para vencer na Austrália não é muito diferente, mas existem alguns pontos aparentemente sem muita importância que no final acabam fazendo toda diferença em como será a vida da pessoa aqui.

    http://www.brazilaustralia.com/como-vencer-na-australia/

  2. Pingback: Repercussão depois dos 16 brasileiros serem presos por tráfico de drogas – Aussileiros